in

Seu cão costuma coçar mais que o normal?

Seu cão costuma coçar mais que o normal?

Os cães possuem algumas atividades rotineiras do seu dia a dia, são elas: dormir, comer, tomar água, brincar e se coçar. Porém, se você perceber que o seu cachorro está coçando mais do que o normal, esse pode ser um alerta que algo está completamente fora do normal. Por isso, através desse artigo iremos disponibilizar tudo o que você deve saber sobre a coceira em cães, como identifica-las e suas causas. Acompanhe!

É importante ressaltar que algumas coçadinhas durante os dias nos cães são extremamente normais. Assim como nós humanos coçamos ás vezes, nossos pets também sentem essa necessidade. Agora, é importante observar se o seu cachorro anda coçando mais do que o normal e por um período mais longo, porque isso pode ser um alerta. Se ele apresenta quedas de pelo em alguma região do corpo, lesões ou usa a boca para coçar, não restam dúvidas: é preciso fazer uma visita ao médico veterinário o mais rápido possível.

O que causa coceira excessiva nos cães?

Várias fatores podem ocasionar a coceira nos cães. Abaixo, você verá as mais comuns:

· Carrapatos e pulgas: Apesar dos dois não serem novidades para os tutores, é importante lista-los. Se a coceira em cães é provocada por esses dois parasitas, muitos tutores tratam com anti-pulgas somente quando o cachorro está passando por uma infestação, porém, o ideal é fazer a manutenção conforme a embalagem do produto.

Se a dose estiver em dia, o cachorro não correrá o risco de infestação. Além disso, a picada desses parasitas pode sim transmitir doenças mais sérias, como a doença do carrapato.

· Alergias: As alergias são as mais responsáveis em coceiras nos cães. Alguns alimentos e mudança na ração causam alergias e, além disso, a saliva das pulgas desencadeia uma reação alérgica em alguns cães.

Outro alergia muito comum é vindo das plantas, pois algumas são responsáveis em provocar alergias e é muito importante não ter algumas plantas tóxicas em casa.

Por último, encontra-se a dermatite de contato. Alguns componentes químicos causam alergias.

· Sarna: essa é uma doença de pele extremamente contagiosa causada por um ácaro. E não existe uma vacina que possa prevenir sarna, mas existem medidas curativas como pomadas e medicações que são receitadas pelos médicos veterinários. Atenção: se o seu cachorro está apresentando quadros de queda de pele na região da boca, patas ou olhos pode ser sarna.

· Seborreia: ela pode ser considerada com frequência secundária, isto é, ela é provocada por outra doença. A seborreia atinge o couro cabeludo dos cães, em especial na cara e nas patas.

Afinal, qual a solução para a coceira em cães?

Se você anda prestando atenção que seu cachorro está coçando demais, a primeira medida é leva-lo imediatamente ao médico veterinário de sua confiança. O profissional irá examina-lo e passar um diagnóstico.

Dica: um medicamento muito eficaz para esses casos é Apoquel, ele pode ser utilizado em cães com idade superior a 1 ano e tem um efeito bastante rápido.

Caso ainda restam dúvidas, não deixe de leva-lo ao veterinário!

Saiba aqui quais são as plantas tóxicas para os cães

Saiba aqui quais são as plantas tóxicas para os cães

Aprenda como escovar o dente do seu cachorro

Aprenda como escovar o dente do seu cachorro