in

Saiba tudo sobre a gestação do cachorro

Saiba tudo sobre a gestação do cachorro

Não há mais nada emocionante do que ver o seu pet gerando uma nova vida, não é mesmo? E, quando os tutores descobrem que a sua cadela está gravida eles esperam ansiosamente pela chegada dos filhotes!

Todo mundo sabe que decidir por uma gestação canina não é tão fácil. Antes de tudo, o tutor deve pensar bem em qual será o destino dos filhotes que vão nascer. É muito importante saber se você terá tempo suficiente e recursos para cuidar os pequenos caso eles fiquem em sua casa, se eles serão criados por você ou se eles serão doados.

Para descobrir se a cachorra está grávida apenas o médico veterinário que faz o diagnóstico preciso e com 100% de certeza. São feitos vários exames que identificam a gravidez da cachorro. Primeiro, o veterinário realiza a palpação. Esse exame é feito no momento em que os filhotes têm tamanho igual as bolinhas de gude.

O médico veterinário também realiza um ultrassom pra verificar a gestação do cachorro. Além de verificar quantos filhotes está na barriga da mãe, é possível escutar seus corações.

Há também aqueles testes de gravidez canina, que tem um mecanismo similar usado por mulheres, com uma linha que significa o resultado negativado e duas linhas que significa o positivo. Esses testes também são feitos na clínica veterinário, porque a amostra usada para descobrir a gestação não é de urina, e sim de sangue.

Qual o tempo da gestação canina?

A gestação da cachorra pode durar de 58 dias a 68 dias. No começo da gestação, o filhote é apenas um óvulo. Porém, seu desenvolvimento é rápido entre 25º dia seus órgãos já se encontram quase todos formados.

Como é a gestação de cachorro?

A gestação canina é considerada muito delicada e a cadela pode apresentar alguns sinais de estresse. Os tutores devem focar todos os cuidados na mamãe. Ou seja, a cadela precisa se manter saudável, alimentada e bem cuidado, já que é do corpo dela que os filhotinhos retiram todos os nutrientes.

Um aspecto muito importante é da alimentação. Embora a cadela tenha um aumento de apetite por conta da sua gestação, não é recomendado aumentar a quantidade de ração no primeiro mês. Isso pode deixar a cadela com obesidade. Já a partir do segundo mês, é recomendado aumentar um pouco a quantidade da comida. Por isso, sempre é bom que o tutor compre ração especial, que atenda ás necessidades nutricionais da cadela.

Uma dica importantíssima é a preparação do parto. Ou seja, a cadela precisará de um lugar quentinho e seguro para esse momento.

Dicas na antes e durante o parto

Finalmente o momento maravilhoso chegou. E se você quer presenciar o parto, preste muito atenção na temperatura corporal da sua cachorro. Um dia antes, a temperatura deve baixar dos 37-38º C para 36-37º C. Além disso, é necessário preparar um kit com toalhas de banho, toalhas de papel e termômetro.

Durante o parto nunca empurre ou aperte a barriga da cadela e, muito menos, tente puxar os filhotes caso ache que ele esteja preso.

Saiba porque é tão perigoso oferecer chocolate aos pets

Saiba porque é tão perigoso oferecer chocolate aos pets

Você sabe o que é giárdia?

Você sabe o que é giárdia?