in

Saiba como desembaraçar o pelo do seu cachorro

Saiba como desembaraçar o pelo do seu cachorro

Muitos tutores questionam como desembaraçar o pelo do seu cachorro. Afinal, o pelo é o cartão de visitas deles. E nada como ter um pelo limpo, desembaraçado e cheiroso. A tarefa auxilia não só a estética, mas sim a saúde do pelo e da pele, além de prevenir problemas de saúde dos animaizinhos.

Porém, aprender como desembaraçar o pelo de cachorro nem sempre é uma tarefa fácil, pois envolve algumas técnicas. É por isso que através desse artigo iremos disponibilizar as principais dicas para te ajudar nessa missão. Veja a seguir!

Não existe no mundo apenas uma raça de cachorro, também não há apenas um tipo de pelo. Mas a questão sempre será a mesma: entender as necessidades do seu peto e saber cuidar dele. E isso inclui apenas como desembaraçar o seu pelo. Para isso, o primeiro passo ideal é a escolha da ferramenta adequada.

Para os pelos médios e curtos as ferramentas essenciais são escovas com cerdas não muito finas, parecidas como as escovas dos humanos. Como os pelos curtos geralmente são difíceis de pentear, as certas precisam ser mais próximas umas das outras para auxiliar na tarefa de alinhar os fios. Já para os pelos longos, a escova de pino com dentes maiores e com uma distância razoável entre eles, é ideal para os pelos mais longos. Seu formato facilita a escovação e distribui melhor os óleos naturais da pelugem do cão.

Atenção: opte sempre por materiais que não agridem o couro cabeludo do seu cão na hora de desembaraçar, como as escovas de cerdas macias.

Quais são as dicas para desembaraçar?

Uma das principais dúvidas na hora de aprender como desembaraçar o pelo do cachorro é se o tutor precisa dar banho para penteá-lo. E a resposta é não. A tarefa de escovar o cachorro deve ter uma frequência maior que o banho.

Além disso, algumas dicas podem facilitar a vida dos tutores na hora de desembaraçar o pelo do seu cachorro. Veja algumas:

  1. Frequência: como desembaraçar o pelo do cachorro varia de acordo com cada porte e as suas características, é preciso primeiro consultar um veterinário para saber qual a frequência ideal. Essa frequência pode variar de uma vez por semana e até três vezes por semana. Mas tudo isso dependerá das necessidades do cão.
  2. Limpeza: a limpeza é uma necessidade de distribuição de óleos naturais através da pelugem. Quando o pelo possui uma extensão maior, a oleosidade se acumula no couro cabeludo do cachorro, aglomerando sujeiras, insetos e entre outros.
  3. Atenção: outra dica importante para desembaraçar o pelo de cachorro é observar se há algo fora do comum na pele, como algum tipo de dermatite canina. O tutor deve identificar sinais estranhos com rapidez para prevenir problemas de saúde e garantir o bem-estar do seu animal.
  4. Falta de tempo: para aquelas tutores que não tem tempo de desembaraçar o pelo do seu cachorro, existem lugares que oferecem soluções. Porém, é importante pedir indicações e frequentar locais de confiança.
Você sabe o que é Leptospirose?

Você sabe o que é Leptospirose?

É possível treinar um cão guarda?

É possível treinar um cão guarda?