in

Porque os cães uivam tanto?

Porque os cães uivam tanto?

Todo mundo alguma vez na vida já se perguntou por que os cachorros uivam, né? Isso porque você já ouviu algum cachorro uivando sem parar em alguma situação. E, quando nos deparamos com esse som, logo lembramos dos lobos.

Através do dicionário é possível encontrar o significado do uivo.  Ele é caracterizado por um som triste e agudo emitido pelas raposas, lobos e cães. Através desse artigo, iremos explicar porque os melhores amigo do homem uivam tanto. Confira!

Algumas pesquisas realizadas com lobo desvendaram que o uivo é uma forma de comunicação, como os latidos dos cachorros. Assim, o uivo não é uma resposta ao estresse ou dor. O uivo pode ser usado para alertar um grupo sobre perigo, para localizar presas ou para ajudar a alcateia após a caça. Mas, tenho certeza que você deve estar se perguntando: se o meu cachorro não vive em bando, não se perde da turma, porque ele uiva?

Ao se perguntar por que o cachorro uiva, é preciso lembrar que o cão é um descente dos lobos. É por isso que alguns cachorros ainda mantêm alguns instintos deles. Os uivos podem ser distinguidos do latido por uma vocalização mais contínua e alta que, para muitos donos, parecem um sentimento de dor, tristeza e angústia.

O uivo vindo do cão doméstico é uma forma deles se comunicaram à distância com outros cachorros, quando não conseguem ter contato visual. Isso se dá ao fato de que quando eles uivam o cachorro atinge um tom mais alto que pode ser ouvido de longe.

O som do cachorro uivando chama a atenção de outros cachorros.  Algumas raças de caça ou que foram cruzadas com lobos costumam mais uivar do que latir. Já algumas raças que convivem com menos cachorros e gente têm uma menor tendência em uivar.

Alguns significados do uivo de cachorro podem variar. Essa variação dos sons refletem um estado emocional do cão ou uma situação especifica. São elas:

– Alertar outros cães: o cachorro inicia um latido e logo toda a vizinha de cachorro começa a latir. Isso é muito mais muito comum, pois é uma forma entre os cães que não estão vendo um aos outros. Esse comportamento é herdado dos lobos que faziam isso para alertar sobre a presa, proteger e reunir a matilha.

– Chamar a atenção: querer a atenção dos tutores é uma habilidade muito comum dos cães, seja com latido ou uivo. Em alguns casos, o cachorro uiva para alertar que tem alguém estranho na área, como um tipo de alarme de que algo fora do normal está acontecendo. A atenção pode ser também uma tentativa de conseguir comida e brincadeira.

– Cadela no cio: os cachorros uivam quando notam cadelas no cio. Isso é um instinto normal para ocorrer a reprodução.

– Felicidade: alguns cachorros uivam porque estão contentes.

– Tristeza: quando os cachorros estão angustiados ou entendidos o uivo acontece com mais frequência.

– Ansiedade pela separação: quando os cachorros percebem que os seus tutores vão sair, alguns cães sofrem de ansiedade. Por isso, o uivo é um sinal pela ausência.

O que devo fazer com o meu cachorro engasgado?

O que devo fazer com o meu cachorro engasgado?

Saiba o que é Cardiopatia Canina

Saiba o que é Cardiopatia Canina