in

O que fazer com o filhote que fica chorando durante a noite?

O que fazer com o filhote que fica chorando durante a noite?

A vinda de um filhote para a nossa casa é um momento incrível, né? Mas junto com toda a alegria, vem o momento que o animalzinho fica chorando toda a noite. E quando isso acontece, pensamos em vários motivos. Afinal, em até pouco tempo, o filhote estava do lado da mamãe dele e seus irmãos. Por ser um bebê, ele sente muita falta disso, estranha totalmente o ambiente e demora um pouco até se acostumar com a sua nova família.

Foi pensando nesse momento de adaptação que resolvemos disponibilizar algumas dicas que podem ajudar nesse transição. Acompanhe!

O primeiro ponto para que não haja sofrimento na chegada do seu novo companheiro é saber qual o tempo ideal da separação do filhote da mãe. O ideal é que o tutor espere um tempo de 49 dias, quando o filhote já pode desmamar. Antes disso, é muito importante que o filhote continue com seus irmãos e principalmente com a sua mãe.

É importante também que a separação seja feita aos poucos. Primeiro, o filhote se afasta da mãe. Depois, ele começa a ficar mais independente dos irmãos. E por último, ele definitivamente pode ser levado para longe.

Muitas pessoas não sabem exatamente ao adotar um filhote quanto tempo ele tem. É nessa situação que o cuidado deve ser totalmente redobrado. Por isso que o ambiente deverá ser tranquilo, com uma cama bem quentinha e aconchegante.

Afinal, o que causa o choro á noite?

Todo mundo que tem um filhote preocupa em vê-lo chorando, não é verdade? Automaticamente pensamos que ele está com fome, sentido dores ou até mesmo machucado. Porém, há uma causa maior que faz com que o filhote aja dessa maneira, especialmente na parte da noite, e que não está associado a nenhuma dessas hipóteses: a separação dos seus entes.

Por se afastar rápido demais o filhote ainda não se tornou independente e não consegue estabelecer relações com outros da espécie. Logo, a sua adaptação a um novo espaço fica afetada se torna mais demorada. Por isso, é importante respeitar o período inicial da vida dele e adotá-lo somente quando ele estiver com dois meses.

Porém, há também outros motivos que deixam o filhote chorando. Entre elas, há chance do cãozinho estar sentindo solitário e querendo companhia, com dificuldade para se alimentar, adoentado, com frio, entediado ou repleto de energia acumulada.

Como devo agir quando o filhote estiver chorando?

No tópico anterior você leu sobre algumas razões que está por trás do choro do filhote. Agora, confirma algumas dicas simples e bastante úteis que devem ser adotadas no seu lar. São elas:

· Dê qualquer objeto com o seu cheiro: como o seu pet ainda está na fase de adaptação e reconhece você como parte da sua família, é importante que você dê algum objeto com o seu cheiro, pode ser aquela peça velha de roupa ou até mesmo espirrar um pouco do seu perfume em sua caminha.

· Compre uma ração adequada à fase do filhote: é muito importante que a alimentação do filhote seja adequada. Isso porque como as crianças, os pequeninos caninos ainda não possuem uma dentição completa e formada.

Fogos de artifício: Saiba como ajudar o seu pet

Fogos de artifício: Saiba como ajudar o seu pet

Saiba como criar um cachorro em apartamento

Saiba como criar um cachorro em apartamento