in

O que fazer com a cadela no cio?

O que fazer com a cadela no cio?

Uma cachorro no cio significa que sua maturidade sexual já foi atingida, isto é, a cadela já pode reproduzir. Se ela ainda não foi castrada, com certeza ela irá passar pelo cio.

Quando a cadela entra no cio é uma situação totalmente delicada, tanto emocionalmente quanto física, pois ela se sente desconfortada na região da genitália, irritada e muito distraída ás vezes. Por isso, é importante que seu tutor tenha paciência e compressão.

Você sabia que a primeira vez em que a cadela entra no cio é chamado de ciclo estral? Esse período acontece cerca de 6 a 8 meses após seu nascimento. Quando o corpo da cadela atinge a sua maturidade, ela pode ter até 2 momentos de cio por ano. Ou seja, o seu ciclo estral começa em média a cada seis meses/ano. Mas não se preocupe: os sintomas não duram todo esse tempo.

Quais são os sinais no cio?

A cachorro que está no cio vai apresentar um sangramento por cerca de uma semana. Durante essa fase, ela não permitirá que nenhum macho encoste nela. Por isso, para ajudá-la, evite que outros cães cheguem perto dela, apenas as cadelas.

Após passar a primeira semana, o sangramento deverá cessar e ele permitirá a aproximação de machos para cruzar. É nesse momento que o tutor deve saber da sua responsabilidade. Não é recomendado que a cachorra cruze sem supervisão de médicos veterinários, para evitar risco para ela e para os seus filhotes. Caso isso aconteça, saiba que você será o responsável pelos filhotes.

Cadela castrada entra no cio?

Mais ou menos, muitas vezes depende de uma questão de tempo que o tutor leva para castrar a sua cadela e também o desenvolvimento do organismo dela. Além disso, a cachorra pode sofrer a Síndrome do Ovário Remanescente, que pode permanecer no abdômen da cadela e ganhar vida, ou seja, ele secreta hormônios no período do cio sem ter um ovário ou um útero. Por isso, é importante que o tutor fique de olho caso isso aconteça, porque além dos sintomas físicos e emocionar, ela pode desencadear problemas de infecções na bexiga ou na vagina.

Existe fraldas para cachorro no cio?

Siiiiim! Além do mais, as fraldas são importantes para que o útero da cadela expele uma quantidade mesmo que pouca de sangue para que não fique pingos na casa inteira.

É importante ressaltar que as fraldas não são métodos contraceptivos. Certamente o cachorro encontrará um jeito de burlar a fralda e “atacar”. Por isso, todos os cuidados com a sua cadela no período do cio são extremamente importantes.

Hoje em dia, as fraldas podem ser encontradas em pet shops e possuem várias marcas e modelos disponíveis para cada tipo de cachorro. Há de pano, para quem quer cuidar do meio ambiente e não tem muito dinheiro pra ficar comprando sempre, e descartável, que não dispensa o conforto e a praticidade no dia a dia. Os valores das fraldas variam de acordo com os tecidos.

Para qualquer dúvida, leve ao médico veterinário. Parte superior do formulário

Dicas de receitas caseiras e produtos para eliminar o cheiro do xixi de cachorro

Dicas de receitas caseiras e produtos para eliminar o cheiro do xixi de cachorro

Quais são os sintomas e tratamento da raiva canina?

Quais são os sintomas e tratamento da raiva canina?