in

O que devo fazer com o meu cachorro com dor de barriga?

O que devo fazer com o meu cachorro com dor de barriga?

Um cachorro com dor de barriga apresenta algum problema ou algum sintoma e isso é sinal de algo está errado em seu organismo. A dor de barriga no cachorro é muitas vezes acompanhada de outros sinais como vômito, falta de apetite e diarreia. Mas, mesmo que o pet não tenha todos esses sintomas, é preciso ficar de olho nele quando ele apresenta alguma dor abdominal.

O abdome é uma região que fica na pelve e no tórax, conhecido como ventre ou simplesmente barriga. Por isso, que quando há dor no local, como uma dor de barriga, pode ser indicio de que o pet está com alguma doença e precisa de cuidado. Em outros casos, a dor de barriga pode ser apenas gases.

A primeira coisa que deve ser feita quando notar que o cachorro está com dor de barriga é identificar a região em que ele sente desconforto ou outros sintomas. A região abdominal possui uma série de órgãos digestórios, que compreende também o baço, rins, pâncreas e fígado.

Acontece muito do tutor demorar para perceber a dor no abdome no seu animal e só reconhecer que há algo está errado quando outros sintomas começam a surgir. Alguns desses sinais podem ser como vômito, apatia, abdome dilatado, diarreia, respiração acelerada, sem vontade de beber água e gases.

Além disso, um cachorro que apresenta dor de barriga sente muita cólica, queimação e o tutor pode nem perceber esses sintomas. Por isso, é importante que o tutor preste bastante atenção aos sinais.

O que devemos observar no cachorro com dor de barriga?

Um pet com dor de barriga apresenta sintomas de diversas enfermidades. Por isso, o quanto antes você detectar e levar o peludo em um médico veterinário, mais rápido o desconforto abdominal sumirá. Procure sempre notar os seguintes pontos:

  • Há quanto tempo ele está com dor?
  • Há quanto tempo ele está com os sintomas?
  • Quais sãos os sintomas?
  • O pet está comendo e bebendo água?
  • Qual a cor do coco? E o seu aspecto?

Quais são as causas da dor de barriga?

O pet com dor de barriga ou dor abdominal pode ser consequência de algumas alterações nos órgãos presentes nessa região. Algumas causas como obstruções no estomago, gastrite, dilatação no estomago, doenças infecciosas, formação excessiva de gases, doenças inflamatórias, parasitas intestinais e neoplasias podem afetar um cachorro. Mas uma das mais requeridas é a torção gástrica. Nesse caso, o pet fica com a respiração acelerada e com dor de barriga.

A dor de barriga é um problema muito comum em raças de porte grande e gigante. E o único tratamento é cirurgia e deve ser realizado o quanto antes por um profissional veterinário.

Algumas outras doenças podem estar associadas à dor de barriga no cachorro, tais como, pancreáticos, hepáticos, alterações endócrinas, problemas renais, sistema urinário e reprodutor. Além dessas, pode ocorrer também uma inflamação na cavidade abdominal, conhecida como abdome agudo, que é uma inflamação do peritônio. Essa inflamação pode deixar o cachorro com problemas nos órgãos do abdome.

Epilepsia canina: sintomas e tratamentos

Epilepsia canina: sintomas e tratamentos

Saiba como dar remédio para o seu cachorro

Saiba como dar remédio para o seu cachorro