in

Meu cachorro foi envenenado o que devo fazer?

Meu cachorro foi envenenado o que devo fazer?

Produtos de limpeza, medicamentos, venenos, plantas e animais peçonhentos pode causar envenenamento de cachorro. Por isso, é importante que o tutor conheça o que pode fazer mal a eles e saber o que deve ser feito em caso de emergência. Acompanhe esse artigo!

Os cães por ser curiosos podem ser expostos a uma séries de situações que chegam ao envenenamento. Além do mais se o lugar que ele mora ou visitar existirem risco no local.

Muitas vezes, no primeiro momento, os tutores não conseguem identificar se o cachorro foi envenenado ou não. Isso porque o tutor pode não presenciar uma picada de aranha, por exemplo. Por isso, através desse artigos iremos disponibilizar alguns sintomas de envenenamento canino.

Os sintomas do cão envenenado podem variar mas, entre os principais estão: dificuldade de caminhar ou andar, tremores, vômito, diarreia, aumento da temperatura corporal, batimentos cardíacos, desorientação, dilatação nas pupilas, apatia, sonolência, salivação excessiva ou dilatação da pupila.

É importante ressaltar também que os sinais clínicos variam de acordo com o tamanho do animal, o tipo de substancia que causou a intoxicação e a forma como ele foi envenenado. Por isso, conhecer os primeiros sintomas faz muita diferença na hora de salvar o pet.

O que devo fazer com o meu cachorro envenenado?

Antes de tudo, você deve procurar pelo médico veterinário o mais rápido. É importante que você não tente oferecer alimento ou água ao cachorro. Algumas pessoas acreditam que o leite pode reverter o quadro de envenenamento, mas na verdade isso não passa de mito. Não tente nunca resolver o problema com receitas caseiras, porque antes de ajudar você pode piorar ainda mais a saúde do seu cãozinho, pois algumas substâncias aumentam ainda mais o efeito do veneno.

Sempre reforço que a agilidade no atendimento do hospital veterinário fará toda a diferença. Além disso, é sempre bom ter o número na agenda do celular do médico veterinário do seu pet.

Ao chegar no hospital, o seu cachorro terá todo o suporte necessário. Muitas vezes é preciso fazer uma lavagem do estomago com uso de carvão ativado, realizar aplicação de soro, além de monitorar alguns parâmetros do cão por um tempo.

Como identificar o envenenamento?

Como dissemos acima, o diagnóstico definitivo é feito somente pelo médico veterinário. Porém, você poderá levantar alguns hipóteses sobre o que pode ter acontecido com o cachorro:

  1. Você possui plantas tóxicas em sua residência? O seu cão possui acesso a elas?
  2. Você observou pelo chão se existe algum animal peçonhento?
  3. O cachorro pode ter comido algum alimento tóxico?
  4. Sua residência foi dedetizada recentemente?
  5. Seu cão está medicado?
  6. Seu cachorro fica em quintal? Se sim, observe se não há vestígios de algum veneno pelo chão.

É muito importante que o tutor se possível identifique a causa do envenenamento para ajudar o médico veterinário a dar o remédio para o cachorro envenenado. Qualquer informação, irá facilitar o atendimento e a salvar a vida do seu pet.

Conheça alguns hábitos para o seu cachorro viver melhor

Conheça alguns hábitos para o seu cachorro viver melhor

Os cães podem comer banana?

Os cães podem comer banana?