in

Castração: Cuidados pré e pós castração para cães e gatos

Castração: Cuidados pré e pós castração para cães e gatos

A castração para cães e gatos não é um procedimento muito complicado, mas requer cuidados tantos na pré operação quanto na pós operação. A seguir, iremos disponibilizar todos os cuidados necessários na pré e pós castração. Confira!

A castração é um procedimento cirúrgico que deve ser feito somente com médicos veterinários. Em alguns casos, a castração deve ser acompanhada com um anestesista veterinários, pois o animal fica sob anestesia geral. Apenas um profissional da área pode indicar qual será o melhor procedimento e o tipo de anestesia para um gato ou cão. A anestesia é um dos cuidados mais atenciosos da pós castração. A cirurgia é realizada de formas diferentes em cães e gatos, tanto para fêmeas e machos. Nos animais machos, o procedimento é feito pela retirada de testículos. Já nas fêmeas, o procedimento consiste em retirar os ovários e útero.

· Cuidados na pré castração: Antes de realizar o procedimento, o animalzinho deverá passar por uma consultar para ver o seu estado de saúde e se está apto para realizar a operação. Para isso, o veterinário irá pedir alguns exames para assegurar se realmente está tudo bem. Portanto, o tutor é orientado a garantir a devida higiene do animalzinho na pré castração e como o jejum alimentar para fazer o procedimento.

Como é feito a preparação para a castração?

A castração é considerada uma cirurgia de baixa complexidade na maioria dos casos. Antes da cirurgia, como dito anteriormente, o animal é obrigado a passar por uma análise clínica. Geralmente, o médico veterinário pedirá um eletrocardiograma e um hemograma. Esses cuidados são importantíssimos por causa da anestesia. Além disso, o animal deverá ficar em jejum alimentar pelo período solicitado pelo veterinário, geralmente eles pedem em torno de oito horas antes da castração.

É importante ressaltar que o vômito depois da castração é muito comum, portanto cubra a cama do animal, tapetes e outros lugares para amenizar os riscos de sujeiras.

· Cuidados pós castração: Depois de realizado o procedimento, o animal ficará em observação clinica até que ele volte da anestesia, onde será dada a autorização para que o animal fique em repouso para receber os devidos cuidados do pós-operatório. Não se assuste se no caminho de casa o seu cão ou gato aparentar um comportamento diferente, isto é porque ele ainda esteja em efeito de anestesia.

Ao chegar em casa o seu cão ou gato precisará de uma caminha quentinha para descansar e um comedouro e bebedouro com ração e água. É importante lembrar que o tutor não deve forçar o animalzinho a beber água e muito menos se alimentar quando ele mesmo não demonstrar vontade, pois como o animalzinho ficou em soro é normal que ele não sinta fome.

O conforto é primordial na após castração, pois o repouso deve ser absoluto para evitar que os pontos se abram ou que surjam caroços que pode evoluir uma hérnia.

Atenção: Os medicamentos prescritos pelo veterinário devem ser seguidos corretamente para evitar qualquer tipo de complicação. 

Aprenda alguns truques de adestramento

Aprenda alguns truques de adestramento

Fogos de artifício: Saiba como ajudar o seu pet

Fogos de artifício: Saiba como ajudar o seu pet