in

Berne em cachorro: Saiba como tratar

A miíase furuculan é conhecido como berne em cachorro, é causado por uma larva da mosca-varejeira. Ela coloca seus ovos em moscas comuns que transmiti aos animais. Depois de 7 dias, os ovos vão eclodir e se transformar em larvas. Depois de 40 dias, o ciclo se completa e a larva cai da pele do cachorro, vira pupa e sai voando.

É muito importante notar a diferença entre a bicheira e o berne em cães. A furuculan ocorre através de larvas de outro tipo de mosca, que ficam na pele e invadem tecidos do corpo do cachorro. As moscas são responsáveis pela bicheira e preferem os tecidos lecionados, como as feriadas.

Quais são os sintomas?

Ao penetrar de baixo da pele, no tecido subcutâneo, a larva deixa um buraco na pele do pet. Conforme a lava vai se desenvolvendo, o buraco pode ficar ainda maior. A área que é afetada apresenta inchaço e, quando tiver inflamação, pus. Quanto ao comportamento do peludo, repare sempre se ele não está se coçando ou se lambendo muito, o que também irá ajudar a identificar o problema.

Sem sombra de dúvidas, quanto maior for a larva, maior será o desconforto do cachorro. A larva do berne em cachorro chega a 8(oito) vezes o seu tamanho após a saída do ovo. O crescimento pode levar até 40 dias, que é basicamente a duração que seu cachorro sofre de berne.

Outra coisa importantíssima que o tutor deve prestar muita atenção para identificar o problema é o local onde foi afetado pela entrada da larva. O berne pode apresentar um buraco pequeno ou grande com um inchaço ao redor, muitas vezes com a ponta esbranquiçada.

Quais são as causas?

O berne não é transmitido de um cachorro infectado para outro. A transmissão é feita somente pela mosca. E infelizmente, o inseto não faz distinção entre mamíferos, portanto, você também pode contrair essa doença. Por isso, mantenha sempre as moscas longe não só do seu pet, mas de você também!

Quando os ovos são botados pela mosca-varejeira, as larvas penetram na pele do animal até se alojarem no tecido subcutâneo. É muito comum que elas atinjam essa camada mais profunda da pele, o que facilita o trabalho delas. Mas há alguns casos de entrada pela pele sã que é por onde sai o pelo.

A larva não se aprofunda na pele no anima, apenas se aloja no tecido subcutâneo e por ali permanece em seu ciclo. Embora ao completar o seu ciclo e se tornar moscar, não pense que ela deixa o local da infestação e voe para fora da pele. Esse tempo pode demorar muito e ser totalmente angustiante para o cachorro: ele pode durar até 40 dias.

Aqueles cães que vivem em fazenda devem receber ainda mais cuidado e atenção. Isso porque o berne em cachorro é mais comum em ambientes rurais do que os urbanos.

O berne em cães é muito fácil de diagnosticar e um simples exame pode ser suficiente. Por isso, ao notar o berne no pet, leve imediatamente ao médico veterinário para que ele peça exames de pele.

Alimentação superpremium: saiba tudo sobre

Dicas de receitas caseiras e produtos para eliminar o cheiro do xixi de cachorro

Dicas de receitas caseiras e produtos para eliminar o cheiro do xixi de cachorro