in

Aprenda como escovar o dente do seu cachorro

Aprenda como escovar o dente do seu cachorro

Ao falarmos de cuidados com o bem-estar dos nossos animais, a saúde bucal é muito importante, já que muitas vezes ela passa despercebida. A seguir, iremos ensinar como escovar o dente do seu cachorro. Acompanhe!

Muitos tutores não tem o hábito e sequer aprendeu como escovar o dente do seu cachorro. No entanto, não escovar os dentes favorece no acúmulo de placas bacterianas. Isso pode levar à doença periodontal. O sinal dessa doença é o mau hálito que no decorrer do tempo, vai ficando cada vez mais insuportável. Se não for tratada corretamente, a condição leva a danos sérios, como perda de ossos de sustentação dos dentes.

Em alguns casos mais graves, o animal sofre de dor e, de acordo com o grau, interfere até na alimentação. O principal sinal que fica evidente é o mau hálito e, conforme a doença vai evoluindo, o cheiro vai aumentando cada dia mais. 

Qual a frequência que devo escovar o dente do meu cachorro?

Para um resultado extremamente eficaz, é recomendado a escovação dos dentes todos os dias. Como manter essa rotina as vezes é difícil por conta da correia do dia a dia, fazer a limpeza pelo menos três vezes na semana é suficiente para cuidar da saúde bucal do seu cão.

Os donos de cachorro de pequeno porte precisam ser um pouco mais cuidados. Como eles possuem dentes muito grandes para ósseo pequeno, o espaço entre um dente e outro é menor. Isso dificuldade ainda mais a remoção natural da placa bacteriana, que é feita durante a mastigação.

Qual o produto indicado para escovação?

A escova de dente do cachorro precisa ter cerdas macias ou do tipo dedeira, para não machucar a gengiva do seu pet. Nos cães de porte pequeno, é mais difícil chegar até o fundo da boca. Caso você não consiga encontrar nada compatível, teste as escovas para bebês. Além de ser extra macias, elas têm a cabeça pequena.

Atenção: nunca use pasta dental humana para escovar os dentes do seu pet. Como as pastas possuem alto teor de flúor, elas causam intoxicação aguda e problemas no estômago. Por isso, o mais indicado é usar pastas dentais veterinárias. Em caso de qualquer dúvida referente ao uso de pastas, consulte um médico veterinário.

Quais são as dicas para uma escovação dos dentes em cães?

Se você é mãe de primeira viagem de um pet a dica mais importante é que você deve começar cedo. Enquanto o seu pequeno ainda é filhote, fica mais fácil de introduzir o hábito na vida dele.

 Já para aqueles tutores que nunca tiveram o hábito de escovar os dentes e só resolveu começar agora porque ele está com mau hálito, é melhor passar por uma avaliação veterinária. Isso porque ele já deve estar apresentando um caso de tártaro grave ou até mesmo sangramento na gengiva.

Ao escovar o dente do seu cachorro, recompense-o sempre. Oferecer petiscos no meio da escovação ajuda a implementar um hábito saudável.

Seu cão costuma coçar mais que o normal?

Seu cão costuma coçar mais que o normal?

Conheça alguns hábitos para o seu cachorro viver melhor

Conheça alguns hábitos para o seu cachorro viver melhor