in

Aprenda a fazer o seu cachorro parar de morder

Algumas brincadeiras vindo de cachorros são toleradas até um certo momento, como no caso das mordidas. Quando os cachorros são filhotes, eles podem fazer esse gesto como ato de carinho. Mas e quando isso ultrapassa dos limites?

A questão de como fazer o cachorro parar de morder não se resume nunca à repressão. E muito menos é recomendado agir assim com ele, sem antes perceber as suas necessidades. A necessidade de atenção, idade, dentição e problemas bucal podem fazer com que o seu pet não pare de morder. Porém, é importante entender que antes de mais nada, a mordida é um sinal de carinho. Mas todo o comportamento quando é excessivo necessita de ser reeducado pelo seu tutor.

Se o seu cachorro é daqueles que não para de morder e morde tudo que estiver em sua volta, pode ser uma necessidade de atenção. Os pets possuem muitos estímulos mecânicos acionados a partir das nossas atitudes com ele. Se cada vez que o cachorro realizar determinada ação, é claro que se ele repetir outra vez, por exemplo, ele irá agradar e ser agradado.

Um pet que morder com toda certeza que atenção. Se o tutor dá a atenção as mordidas dele, certamente o ato irá se repetir por muitas vezes. Isso porque o cachorro entende como uma maneira de se entrosar com o seu dono e receber mais carinho dele. Essa atitude é muito normal quando o cachorro é filhote. A questão que deve sempre ficar em evidencia é: ou o dono não ensina o seu cachorro a ter hábitos da mordida ou o ato se tornará um problema.

Como devemos agir para o cachorro parar de morder?

Cachorro filhote ou adulto, o esquema de como agir para fazer o cachorro parar de morder pode ser dividido em dois momentos: ignorar e reprimir. Quando o cachorro estiver mordendo além do que é permitido, o tutor deverá reprimir sempre esta atitude. Além disso, ele deverá falar firme com seu pet, mas sem precisar ser rude.

Caso as mordidas ainda persistirem, passe a ignorá-las, mostrando ao cachorro que essas não são as atitudes mais viáveis de atrair a sua atenção. Outra dica importante é que quando estiver mordendo levante o cachorro de onde estiver e deixe que ele morda no ar.

Atenção: nesse caso a questão não é reprimir o cachorro grosseiramente, mas sim sinalizar que essa atitude dele de machucar por fura euforia pode ser contida e redirecionada a objetos específicos.

Como devo ensinar o cachorro a não morder?

Primeiramente, é recomendado que o tutor observe qual a fase em que seu cachorro está. Os filhotes costumam morder mais porque exigem mais atenção do que quando são mais velhos. Ainda há a questão da dentição canina, que irá gerar uma vontade de sair pela casa mordendo tudo o que estiver em sua volta para parar o incomodo dos dentes que estão nascendo.

Por isso, nessa situação, compre brinquedos mordedores caninos, que são facilmente encontrados em pet shops.

10 dicas para se divertir com o seu cachorro na piscina

10 dicas para se divertir com o seu cachorro na piscina

Cachorro sente frio? Saiba tudo sobre aqui

Cachorro sente frio? Saiba tudo sobre aqui