in

Saiba o que fazer caso seu cartão de crédito seja clonado

Algumas informações são relevantes para os usuários de cartão de credito, inclusive é importante que os usuários desse serviço. Saiba o que fazer caso seu cartão de crédito seja clonado, desde a identificação da clonagem, até os recursos para a solução do problema.

Como descobrir se o seu cartão foi clonado?

Para identificar se o cartão de credito foi clonado, é importante estar sempre atento as faturas e as compras realizadas no cartão. Muitas empresas notificam os clientes das compras realizadas via sms pelos variados canais de comunicação. Além disso, há a possibilidade em grande parte das instituições de acompanhar o cartão por meio do site e de aplicativos oficiais.

Além do acompanhamento das compras e das transações realizadas no cartão, é uma boa dica verificar e certificar de todas as linhas de consumo que são apresentadas na fatura de pagamento.

Outros pontos podem ser verificados, como não empresar o cartão para pessoas desconhecidas, não deixar o cartão longe da vista, como em balcões de estabelecimentos desconhecidos entre outros.

E ainda, sempre que verificar alguma atividade duvidosa em relação ao operador, ou aos caixas eletrônicos e maquininhas utilizadas, entrar em contato com a central de atendimentos da empresa que for cliente, e certificar se as criptografias e os código de segurança estão validados, e caso necessário, solicitar a substituição do cartão de credito, o mesmo vale para o carta de debito e pré-pagos.

Entre em contato com a administradora do cartão

Nos casos onde for identificados atividades suspeitas no cartão de crédito, o cliente deve imediatamente entrar em contato com a empresa administradora do cartão de crédito. Nesse contato direto nas agências e estabelecimentos, e ou pelos SAC’s, o cliente deve descrever as atividades, e ainda solicitar o rastreamento das compras realizadas.

Uma fez notificado a empresa, que as compras e as transações realizadas, não foram feitas pelo titular do cartão. O mesmo deve suspender o uso do cartão, até que um novo seja enviado para que possa finalmente ser utilizado. E ainda, o cliente além e notificar a empesa, deve registrar um boletim de ocorrência, pois a clonagem de cartão de crédito é um ato criminoso.

O que deve constar no boletim de ocorrência?

O boletim de ocorrência realizado pelo titular do cartão, deve contar os dados pessoais o dono do cartão, como nome, documentos pessoais como o CPF e o RG, telefones de contato, endereço e outras informações que sejam relevantes para a identificação da vitima.

Além disso, o dono do cartão deve descrever os fatos e a forma como identificou que o cartão havia sido alvo de clonagem. E caso tenha identificado algum tipo de fraude ou apropriação indébita, em lojas e bancos, o mesmo deve contar nos informativos do B.O.

Solicite a devolução do dinheiro

Para os casos onde o cartão de crédito é clonado, o usuário deve solicitar o abatimento do valor a ser pago na fatura, ou caso já tenha sido pago, a empresa deve devolver os valores gastos em compras pelo usuário não realizadas.

Além disso, em pose dos devidos registros, o abatimento ou a devolução, são realizadas apenas sobre as compras e as transações efetivamente oriundas do resultado das fraudes, o que podem ser atestadas pelo cliente, ou mediante pericia, caso seja necessário.

E se a administradora do cartão não resolver

A clonagem de cartão de credito, é uma situação muito delicada, e constrangedora para as partes, no entendo como se trata de uma relação de consumo, o cliente é a parte hipossuficiente na relação. Por isso, a administradora do cartão de credito, deve oferecer todas as condições para que o cliente não seja lesado, no seu direito.

Mas, caso a administradora não resolver as questões levadas a ela, é possível pleitear em juízo que as devidas soluções sejam apresentadas. A depender da causa, o titular do cartão pode buscar auxilio junto ao PROCON e tentar uma intervenção para que a solução seja resolvida.

Para além disso, ainda há a possibilidade de entrar com um processo junto ao Juizado Especial em causas de menor valor, ou constituir um advogado e ingressar com ação nas vias tradicionais.

Escrito por Fabricio Pontes

Cartão petrobrás

Conheça as vantagens do cartão Petrobrás

Como aumentar o limite do seu cartão de crédito

Como aumentar o limite do seu cartão de crédito