in

Você tem noção do que são aquelas bolinhas fedidas que aparecem na nossa garganta?

Você tem noção do que são aquelas bolinhas fedidas que aparecem na nossa garganta?

Sabe aquelas bolinhas brancas que aparecem de vez em quando na nossa garganta? Diferente daquelas placas de pus que surgem quando estamos com infecções sérias, como a meningite, por exemplo, mas sim daquelas bolotinhas esbranquiçadas fedidas que se formam nas amídalas e que geralmente são expedidas quando tossimos. Você sabe quais são?

Essas bolinhas são conhecidas como cáseos amigdalinos ou caseum, e não são nada o que você deve ficar aflito e se preocupar. De acordo com Alina Bradfor, de um renomado site Live, as bolinhas são basicamente acúmulos benignos de restos de tecidos ou de alimentos que existem nas amídalas.

Segundo Alina, esses fragmentos com o passar do tempo, juntamente com as células mortas, vão acumulando na cavidade presente nas amídalas. Então, o nosso organismo começa enviar glóbulos brancos para atacar e destruir esses corpos estranhos, e quando esses glóbulos terminam o “serviço” fica apenas para trás as partículas consistentes.

Na maioria das vezes, sem perceber, nos engolimos esses restos. Mas, se os fragmentos ficarem alojados ainda eles podem caucionar o aumento das bolinhas até virarem umas bolotinhas fedidas.

Os cáseos são mais comuns em crianças e adolescentes, mas pode também afetar qualquer faixa etária. A presença dos cáseos pode causar muita  irritação na garganta e vermelhidão, e outro sintoma bastante comum é o mau hálito. Quando isso ocorre pode ser feito um tratamento caseiro que ajuda a eliminar as bolotinhas e aliviar os sintomas. São eles: Gargarejos com água morna e sal (misture 1 copo de água morna com 1 colher de chá de sal) e o gargarejo com enxaguastes bucal (Listerine, Halitus e Tantum).

No entanto, se eles tratamentos não estiverem aliviando os sintomas após cinco (5) dias, o correto é marcar um otorrinolaringologista para que ele possa marcar uma consulta e examinar com eficaz para passar um tratamento adequado com medicamentos.

A cirurgia nesse caso é recomendável quando os casos com os remédios não são suficientes para combater as bolotinhas ou quando existe um desenvolvimento maior de amidalite. Nesses casos, a cirurgia consiste em retirar as bolinhas esbranquiçadas. O pós-operatório nem sempre é muito fácil, pois requer paciência – os pacientes podem sentir dores na garganta e de ouvido por vários dias. O uso de remédio para aliviar as dores nesse caso é fundamental, porém, somente o seu médico que deve receitar a dosagem e o remédio indicado.

Outra opção de cirurgia é o laser para remover. O laser fecha as cavidades amigdalinas impedindo a formação de acumulo de bolinhas amarelas na garganta. É importante ressaltar, que o seu médico ira propor a melhor forma para retirar essas terríveis bolinhas.

Os sinais de melhora podem demorar até três dias e se o tratamento não for feito corretamente podem ocasionar dores de garganta, febre e dificuldade de engolir.

Contudo, os cáseos não são considerados uma doença e sim um transtorno que pode ser solucionado facilmente. Caso note em sua garganta essas bolinhas procure imediatamente um profissional da área da saúde que ele irá explicar melhor todo o tratamento que pode ser feito.

Você sabia que rosa nem sempre foi de menina e azul nem sempre foi de menino?

Você sabia que rosa nem sempre foi de menina e azul nem sempre foi de menino?

5 Dicas para fazer exercícios físicos no verão

5 Dicas para fazer exercícios físicos no verão