in

Você sabe por que as calças têm os bolsos tão pequenos?

Você sabia por que as calças têm os bolsos tão pequenos?

São inúmeros motivos: o custo de costurar os bolsos, o corte da calça, invenção e popularização dos bolsos.

Os primeiros bolsos femininos criados eram sacos de tecidos na cintura por meio de um cordão. Você sabia disso? Pois é, essas pochetinhas retros, que foram bastante populares no século 18, ficavam escondidas sob uma espécie de cruza entre a camisola e a lingerie que era usada em baixo dos vestidos.

As anáguas como eram conhecidas, tinham mais camada do que massa folhada. Algumas eram vestidas por baixo dos saiotes. Como ninguém poderia levantar as vestes em algum lugar publico essas peças logo passaram a ter buracos invisíveis.

Essas peças era um luxo reservado somente à elite. Embora as mulheres naquela época não tivessem cartões de crédito ou celulares para carregar, elas carregavam objetos íntimos ou objetos valiosos onde eram considerados mais seguros com elas do que em outros lugares.

De acordo com o museu de Victoria & Albert os móveis e quartos eram grandes e compartilhados. Não havia das pessoas que não podiam abrir as gavetas uma das outras.

Em 1829, foi escrito um manual de etiqueta pela escritora britânica Elizabeth Grahm, onde traz uma lista de essenciais itens para um bolso. Nessa etiqueta diz que as mulheres deveriam carregar um dedal, almofada de alfinetes, facas, tesouras e lápis para evitar que as pessoas tenham que pedir esses itens emprestados, mas também asseguram de não ter que emprestar esses itens indispensáveis às outras pessoas.

Na passagem do século 19, os vestidos com saias do tamanho de um guarda-sol saíram totalmente da moda, e os mais apertados, marcavam melhor a silhueta do corpo da mulher e se tornaram muito comum. Peças despojadas entraram no elegante parecer de uma deusa grega.

Como não havia mais nenhum espaço para os bolsos, nasceram às bolsas de mão atuais. Elas eram muito pequenas, e assim deveriam ser destinadas para as mulheres que precisavam carregar coisas mais independentes. Bolsas pequenas se tornaram símbolos de status.

Saudosistas e manuais de costura foram ficando mais imponderado voltado para as mulheres da classe trabalhadora, que estimulavam o uso de bolso pela praticidade, mas, no entanto, eles perderam espaço no teatro e demais espaços sociais das classes altas.

Na segunda Guerra Mundial as mulheres passaram a usar calças e macacões para trabalhar nas fábricas nos lugares dos homens que iam para o campo de combate. Só 40% das calcas femininas tinham espaço suficiente para armazenar um celular.

A moda Skiny e a redução de custos não ajudam em absolutamente em nada. Em tamanho absoluto, os bolsos das famosas calças coladinhas são menores tanto para o sexo feminino quanto para o sexo masculino.

Porque o tal bolsinho da calça jeans ainda é fabricado ainda ninguém sabe o seu verdadeiro motivo. Mas o que todos sabem, é que ela sempre esteve lá e que muitos usavam para guardar pequenos relógios. E agora que você já sabe para que serve o que você pretende guardar nesse pequeno bolso, hein?

Saibam quais são as 36 perguntas que fazem as pessoas se apaixonarem uma pelas outras

Saiba quais são as 36 perguntas que fazem as pessoas se apaixonarem uma pelas outras

Você sabia qual a comida mais perigosa do mundo?

Você sabe qual a comida mais perigosa do mundo?