in

Porque não nos lembramos da época que éramos bebê?

Porque não nos lembramos da época que éramos bebê?

Provavelmente, ninguém se lembra da primeira ou segunda festa de aniversário, além de outros fatos que ocorrem na nossa infância. Essa “amnésia” dos primeiros aninhos de nossa vida é normal, apesar da sua natureza ser completamente fundamental.

Grande parte dos adultos não se recorda dos primeiros momentos da vida, exceto pelas inúmeras fotos ou pelas histórias que nossos pais nos contaram naquela época. Porém, é possível acionar algumas memórias com as fotos ou histórias. Geralmente isso só acontece quando pelas lembranças vindas dos três ou quatro anos de idade.

Os cientistas chamam esse fenômeno de amnésia. Enquanto você lembra-se da sua festa de aniversário por meses, um ano depois, as memórias podem simplesmente desaparecer e se perder completamente.

Mas porque isso acontece? O inicio da vida infantil é uma fase nova para o cérebro. E grandes pesquisadores apontam que há uma taxa alta de rotatividade de memórias nessa fase, o que levaria então para a amnésia infantil. Isso se dá ao fato de, com toda uma série de novas experiências na vida dos bebês, significa que algumas memórias são forçadas a cair no esquecimento.

Por exemplo, até os três anos de idade, muitas crianças avaliadas em um estudo conseguiram recordar fases importantes que aconteceram com ela quando tinham dois anos de idade. O alto índice continuou até os sete anos de recordação, com os participantes até 72% dos mesmos conseguiram recordar eventos de quando tinham três anos de idade.

Porém, quando chegam a idade dos nove anos, a maioria só consegue recordar 35% das experiências de sua vida que não conseguiram descrever quando tinham três anos de idade. Os pesquisadores puderam concluir que as mudanças acontecem quando a memória é formada com a idade da criança.

Aos sete anos, as crianças armazém memórias que se encaixam de forma resumida em um sentido de tempo e espaço. O próprio ato de eventos e categorizar de acordo com esse cronograma pessoal pode causar a recuperação mínima do esquecimento, um processo que faz com que muitas crianças mais velhas suspendam as primeiras lembranças da sua vida e detalhes bastante específicos.

Para entender exatamente porque os bebes não se recordam de nada da sua vida é preciso entender as nossas primeiras experiências registradas no cérebro.

Os bebês contam com a memória semântica que é a transformação de ideias não extraídas da experiência pessoal. Além disso, eles contam também com a memória episódica que é elaborada a partir da experiência profissional (primeiro dia de aula, por exemplo). Com o tempo, a memória episódica pode se tornar semântica.

Muitos cientistas acreditam que a razão pelo qual não conseguimos lembrar-se dessas memórias se dá ao fato da forma como é armazenados e acessados. Um estudo atual culpa de que os nossos cérebros podem atrair a nossa capacidade de recordar a nossa infância. A pesquisa centrou-se na formação de novos neurônios em cérebros infantis. E toda essa produção vem do hipocampo, lugar que é acessado todas as memórias que armazenamos.

Porque as pessoas mentem tanto?

Porque as pessoas mentem tanto?

Quais são os significados dos nossos sonhos?

Quais são os significados dos nossos sonhos?