in

Porque as mulheres ficam loiras?

Porque as mulheres ficam loiras?
Porque as mulheres ficam loiras?

Existe um grande polemica que diz a respeito que muitas mulheres, se não é loira ou quer se torna uma loira pelo menos uma vez na vida. Mas, será que isso é verdade? Qual é o apelo pelo cabelo loiro?

A ciência tem lá suas sugestões, e a principal delas é muito simples: O apelo do cabelo loiro vem do fato dele ser muito raro.

As maiorias das mulheres gostam de se destacar, ser diferentes ou ter aquele famoso “quê” para chamar a atenção. Portanto, o antropólogo Peter Frost, da Universidade Laval, relata que o desejo das mulheres em ter o cabelo loiro, em sua raiz, representa o desejo muito grande de parecer forte. Como as maiorias das mulheres possuem o cabelo preto, o cabelo loiro se destaca.

Na Suécia, onde uma grande maioria das mulheres é loiras, muitas delas às vezes escurecem seus cabelos. Lá, o diferente mesmo é ser morena. Então, muitas mulheres se questionam se o mais bonito é ser morena. Contudo, as pesquisas mostram que os homens da Suécia preferem as mulheres morenas.

Na América Latina é diferente. As morenas de lá são a maioria, pois existem muitas mulheres que ainda preferem tingir o seu cabelo de loiro.

Estudos indicam que o desejo muito grande de ser loira vem sido conduzido pela história evolutiva. Os seres humanos mais modernos são da África. Mesmo após toda a imigração para a Europa, há 3.500 anos, as pessoas tinham apenas os cabelos pretos. Então, em algum momento, o Gene MC1R da cor do cabelo, desenvolveu inúmeras variações com uma diversidade de cores, incluindo o loiro, marrom e vermelho.

Acredita-se que a cor dos olhos controlada por vários genes também tenha sido diversificado ao mesmo tempo.

Uma pergunta muito frequente é: Porque as pessoas começam a ficar loiras e ter olhos claros? Algumas respostas surgem do fato dos cabelos e olhos claros ajudarem as pessoas a adquirir mais vitamina D em um ambiente com alta latitude, enquanto outra teoria também afirma que a escassez de alimentos e homens levou a diferenciação das mulheres em si.

Na última Era do Gelo, por exemplo, os homens tinham que viajar para longe através da tundra para encontrar comida. Isso fez com que as maiores de taxas de mortalidade para os homens, com uma maior chance de poligamia, porque era impossível manter mais de uma família com a falta de alimentos.

As mulheres então, nessa época, tiveram que se tornar muito mais competitiva para ganhar mais a atenção masculina. E um marido (provedor) em termos evolutivos, a seleção sexual levou a cores novas do cabelo e olhos. As mulheres com os olhos diferentes e cabelos brilhantes era bastante atraentes e apelativas.

Os homens não passarão por essa pressão, o que pode explicar porque as mulheres nascem com o cabelo loiro, e porque leva ainda mais tempo para um cabelo loiro escurecer. Além, do desejo de se destacar, ser loira também representava uma tentativa de parecer mais jovial nas mulheres.

Escrito por Fabricio Pontes

Porque a amamentação é importante na vida dos bebês e para as mães?

Porque as mulheres gostam tanto de fazer compra?