in

Curiosidades sobre o Halloween

Curiosidades sobre o Halloween
Curiosidades sobre o Halloween

31 de Outubro são celebrados o Halloween. Apesar de não ser feriado, a data é comemorado em várias partes do mundo por milhares de pessoas, incluindo nos Estados Unidos, Irlanda, Reino Unido, Canadá e entre outras. Mas você conhece as curiosidades dessa celebração?

O Halloween é considerado uma celebração observada na véspera da festa do Dia de Todos os Santos que homenageia os santos e mártires. São ao todo três dias de observância, que termina em dois de Novembro, dia de Finados. Acredita-se que muitas tradições do Halloween se se originou pelo antigo festival celta da colheita, o famoso Samhain.

A igreja, no entanto tentou desviar todos os interesses que as pessoas tinham em costumes pagãos, acrescentando toda a comemoração ao calendário cristão na mesma data de Samhain. Aparentemente, as primeiras celebrações tiveram inicio em 13 de Maio de 6140 a.C., quando o papo dedicou o Panteão de Roma a Maria e todos os mártires.

A data foi mudada então para 1º de Novembro pelo papa Gregório II para coincidir a celebração que já ocorria na Inglaterra. O feriado de finados foi definido para 02 de Novembro por monges, na França. Mesmo que seja um feriado religioso, acreditava-se que nesse dia, as almas e purgatórios poderiam aparecer em forma de bruxa.

A origem da palavra Halloween veio da contração da fase “ALL Hallows Eve”. Isso significa que Véspera de Todos os Santos, ou seja, uma referencia do dia 31 de Outubro, quando é celebrado o Halloween até a data atual nos dias de hoje.

Muito pouco sobrou da celebração do Halloween. Embora ainda exista uma grande ilusão dos mortos, mas, atualmente uma série de atividades envolve essa celebração: decoração típica, festa a fantasia, fogueiras, lanternas, aboboras, atrações assombradas, adivinhação, filmes de terror e brincadeiras em que as crianças vão à casa dos vizinhos pedirem doces. Em alguns lugares do mundo, muitas pessoas realizam cultos religiosos, acedendo velas aos túmulos dos mortos.

A origem da tradição do Halloween é varias. Acredita-se que o costume de se fantasiar teve origem na França na época que a população europeia sofreu muito com a Peste Negra. Alguns fiéis enfeitavam o local da festa com imagens horríveis de diabo, outros chegavam a se fantasiar de morte e fazia representações teatrais.

12 Curiosidades sobre a Coca-Cola

8 dicas para ficar ainda mais inteligente

8 dicas para ficar ainda mais inteligente