in

Você conhece a verdadeira história do conta da Bela e a Fera?

Você sabia a verdadeira história do conta da Bela e a Fera?
Você sabia a verdadeira história do conta da Bela e a Fera?

 Sabia que foi no século XVIII que surgiu o conto da Bela e a Fera em uma publicação anônima? Pois é, em um jornal francês voltado para contos, a história original possuía mais de 300 páginas.

O conto de Bela e a Fera foi reescrita em 1757 por Jeanne Leprince, conhecida como Madame Leprince, porém, ela escondeu alguns fatos da história principalmente os conteúdos eróticos. Por ter jovens como seu público alvo, ela romantizou o conto de Madame de Villeneuve, criando assim bastante polemica após censura a obra.

A produtora Walt Disney, em meados de 1991, transformou a história reescrita para que nós a conhecêssemos atualmente a obra. Sendo produzida várias versões desde desenhos animados até chegar a última no ano de 2017, trazendo o elenco de Watson para interpretar a Bela.

Se eu disser que a história original não possui nenhuma lição de moral em que devemos amar a aparência interior das pessoas do que a exterior? Você acreditaria? Pois bem, a versão original narrada, dentro de uma história de ficção, como as mulheres idosas eram tratadas pela classe social, que naquele momento era a realidade vivida da autora.

Gabrielle Zuzanne Bardot de Villeneuve nasceu em Paris nos anos de 1685, em seus 21 anos de idade casou-se com Monsieur Villeneuve, a qual herdou o título de Madame Villeneuve, porém, a sua vida de casada durou muito pouco, pois ela ficou viúva muito cedo. Tendo que busca a sua sobrevivência, ela mudou-se para a residência do escritor e dramaturgo Crébillon, a qual os dois mantinham um relacionamento secreto, mas para a sociedade ela era apenas uma governanta da casa.

Aos 45 anos, pela influência de Crébillon, Madame Villeneuve começou a escrever romances, mas o conto que fez mais sucesso na época foi “La jeune américaine”, o qual conta a história de A Bela e a Fera

A história é baseada na vida de uma fada idosa. No mundo das fadas, quanto mais idade elas tiver mais respeitável ela se torna, porém, uma fada na sua idade madura, se apaixona por um rei e através do amor deles nasce uma menina. Esta é punida do mundo das fadas e deixa a criança para ser criada por uma família de comerciantes, em um pequeno vilarejo da França, onde a menina cresce com uma beleza inigualável fazendo com que todos apelidasse de Belle (traduzida para português, Bela.)

Nesse meio tempo, uma jovem rainha cria o seu mais lindo príncipe com toda a riqueza e conforto que o palácio pode oferecer, porém, a rainha o abandona e deixa para que as fadas cuidar. Quando o príncipe está perto de completar os seus 15 anos, a fada se afasta um pouco e ao retornar, algum incomum acontece: todo o sentimento maternal e de proteção que ela tinha por ele se transforma em um desejo carnal.

Com o passar do tempo, a Fera se apaixona por Bela e, após uma noite de amor inesquecível, a Fera se transforma em um lindo homem.

Você sabe de onde originou-se a expressão “Olho por Olho, Dente por Dente”?

Você já ouviu falar da epidemia de peste que quase matou a humanidade a 5 mil anos atrás?