in

Você sabe o que é o ácido hialurônico?

Você sabe o que é o ácido hialurônico?

Esse ácido é uma substancia natural presente no organismo humano, uma molécula que atrai água e pode atuar como lubrificante para absorver choques em partes móveis do corpo. No nosso corpo temos 56% de ácido hialurônico na pele que atua preenchendo o espaço entre as células, o que mantém hidratada e lisa. Porém, com o passar do tempo, a sua concentração na pele vai diminuindo, o que causa ressecamento e aparecimento de rugas.

Em meados de 1996, começou-se a usar o ácido animal na pele para recuperar o antigo viço e tratar as rugas. Hoje em dia, o ácido pode ser de origem animal ou por biotecnologia, não interferindo muito. Independente de qual seja a fonte, o ácido é submetido a uma série de procedimento visando o resultado do produto final, como a menor concentração de proteínas, o hialuronato de sódio ou ainda as endotoxinas bacterianas. Ao final da produção do ácido é purificado o produto final em forma de gel, que pode ser aplicado na pele ou na composição dos cosméticos.

As maneiras mais comuns de usar o ácido hialurônico na pele são dois tipos:

Ácido hialurônico injetável: É um gel a base de glicosaminoglicanas que preenche o volume do rosto e no corpo em falta, em regiões como os lábios, cicatrizes profundas de espinha e acne, olheiras, bigode chinês, além de celulites. Ele pode ser usado para dar sustentação e definir estruturas faciais também.

Ácido em creme ou séruns: Eles também são veículos tópicos que, ao serem aplicados sobre a pele, hidratam profundamente. Isso se dá ao fato do ácido hialurônico atrair as moléculas de água que melhoram a textura da pele, e também os aspecto das rugas e vincos.

Vale ressaltar que o ácido é indicado apenas para melhorar o viço da pele, marcas da idade e suavizar as rugas. Se for usado de forma injetável, ele pode ser usado no contorno dos lábios, olheiras, rugas faciais, sulcos naso-labiais e face.

Outra técnica feita é onde o ácido hialurônico é usado para a volumização do rosto, onde é aplicado nas regiões da mandíbula, malares e nas laterais do rosto. Essa técnica é indicada com o passar dos anos, pois em algumas partes do nosso rosto o tecido é perdido devido ao fato da idade. Nesse método, ele pode ser aplicado com micro cânulas.

Quais são os cuidados antes de usar o ácido hialurônico?

Antes de iniciar o tratamento, o indivíduo deve fazer anamnese e exame clinico para que seja descartada possíveis contraindicações ao tratamento. Vale lembrar também, que é necessário evitar bebidas alcoólicas em doses maiores na véspera. Medicamentos anticoagulantes devem ser evitados na semana anterior do procedimento. Usar filtro solar é um caráter rigoroso antes e depois do ácido hialurônico.

Quais cuidados devemos ter depois de usar o ácido hialurônico?

É recomendado fazer massagem no local com a pinta dos dedos por quatro dias, mas caso já hematomas, não é indicado massagear. É importante não se expor ao sol, principalmente se alguns roxos se formarem, e usar gelo no local nas primeiras 24 horas do procedimento.

Veja quais são os prós e contra do Implante Facial

Veja quais são os prós e contra do Implante Facial

Você sabe usar o blush?

Você sabe usar o blush?