in

Shampoo de Cavalo: Os cabelos crescem mais rápidos?

Shampoo de Cavalo: Os cabelos crescem mais rápidos?

Milhares de pessoas falam do shampoo de cavalo como se ele fosse uma solução mágica para ter fios mais longos em menos tempo. A fórmula do shampoo de cavalos já foi modificada várias vezes para comtemplar o uso em humanos. O único motivo pelo qual o shampoo ainda contém a foto do cavalo na embalagem vinculado ao uso veterinário é o marketing.

Apesar do shampoo de cavalo ainda receber a fama de fazer o cabelo crescer mais rápido, um shampoo comum não possui essa capacidade. No entanto, existem sim produtos no mercado, específicos para doenças no cabelo, que prometem prolongar a fase, mas mesmo assim eles não aceleram o crescimento. A principal função do shampoo continua sendo limpar o couro cabelo, excesso de oleosidade, sem quebrar os fios nesse processo.

Por isso, a composição do shampoo de cavalo é quase igual aos outros shampoos para uso exclusivo em humanos: consiste de detergentes, lipídeos, acidulantes, água, proteínas e sulfato.

Na composição do shampoo, a presença do sulfato promove uma excelente ação detergente a ele, porém é necessários termos em mente que a limpeza excessiva pode provocar danos aos fios, principalmente quando são tratados quimicamente, compridos ou em cabelos crespos. A proteção natural dos cabelos é formada por moléculas e a remoção em excesso, pode tornar as pontas dos cabelos secas e quebradiças. Por isso que a composição com sulfato no shampoo é associado ao frizz, mas a maioria das marcas usam hidratantes e silicones para evitar que o sulfato cause danos no couro cabelo e na fibra capilar.

O pH do shampoo de cavalo é de 6,0, sendo que os shampoos infantis tem o pH próximo. Acontece que além de ter sal e sulfatos, o shampoo para cavalos é menos semelhantes ao da nossa pele do que o shampoo infantil. No entanto, isso não chega a ser um grande problema, porque um pH abaixo de 7 é considerado seguro para uso e somente acima desse valor ele resulta a quebra dos fios. Com o pH ele permite uma abertura das cutículas mais rápida que facilita a absorção do condicionador.

O sal está presente no shampoo? Sim, em quase todos.  O considerado mais agressivo é o cloreto de sódio que está na composição do shampoo de cavalo. A ausência do sal torna-o um pouco menos agressivo, ainda mais para aqueles que lavam o cabelo todos os dias ou fazem química ou coloração nos fios. O motivo é o fato do sal ressecar os fios já fragilizados por estes tratamentos ou pelo excesso de lavagem dos fios.

A desvantagem do uso prolongado do shampoo de cavalo é que ele pode remover rapidamente a cor dos cabelos tingidos e fazer com que um tratamento, como uma progressiva, por exemplo, dure menos tempo. O seu uso excessivo, sem uma rotina de hidratação, também leva ao ressecamento das pontas dos cabelos.

Por isso, é recomendado o uso associado ao condicionar da mesma linha. A composição possui diversos nutrientes e emolientes e substancias hidratante, como óleo de soja, óleo de coco, vitamina E e aminoácidos do trigo.

Shampoo Bomba: Saiba tudo sobre esse produto

Shampoo Bomba: Saiba tudo sobre esse produto

Sobrancelha fio a fio: Entenda como funciona

Sobrancelha fio a fio: Entenda como funciona