in

Plástica Gengival: Uma cirurgia que corrige o sorriso da Mulher

Plástica Gengival: Uma cirurgia que corrige o sorriso da Mulher
Plástica Gengival: Uma cirurgia que corrige o sorriso da Mulher
Plástica Gengival: Uma cirurgia que corrige o sorriso da Mulher

A cirurgia plástica gengival é uma cirurgia que reconstrói as gengivas, aumentando a espessura em caso de gengivas finas, devido a colocação de pinos ou raízes com canal tratado.

Qualquer cirurgião dentista pode fazer esse tipo de cirurgia, mas o periodontista, que são os especialistas em gengivas, são os profissionais que se capacitaram, estudaram técnicas, portanto, eles se tornam o mais adequado para a realização da plástica gengival.

Algumas indicações da plástica gengival surgem. Uma delas é em caso de gengivas muito grandes, retratações, recobrimento gengival ou em contornos esteticamente indesejados.

Para que a cirurgia seja realizada com êxito é necessário que a doença da gengiva tenha sido curada, não tenha mais nenhuma presença de placa bacteriana e que o paciente seja colaborativo com relação a sua higienização oral.

Existem algumas contraindicações para a plástica gengival, tais como, tabagismo, diabetes descompensada, problemas na coagulação sanguínea, gravidez, HIV com a carga viral fora da segurança e problemas de gengivas não tratados. Todas elas podem adia ou inviabilizar o procedimento.

Muitas técnicas são usadas para as cirurgias de plásticas gengivas, mas basicamente elas são cirurgias que deslocam suavemente a gengiva, deslocando-a para cima, para o lado, para baixo, dependendo do objetivo da cirurgia ou até mesmo retirando um pouco de tecido do céu da boca e enxertando o tecido em outro lugar da gengiva para criar volume.

Para não sentir dor, a anestesia usada é local infiltrativa, com carpules e tubetes anestésicos adequados para o paciente.

Uma plástica gengival simples pode durar uns 30 minutos para que seja feito o aumento da coroa clínica. Agora, uma cirurgia de enxerto gengival livre, dura em média uma hora e meia.

· Pré-operatório: A cirurgia consiste no controle da placa bacteriana de forma rigorosa, anti-inflamatório, ausência de tabagismo e antibióticos prescritos pelo cirurgião dentista.

· Pós-operatório: Essa etapa vai depender muito da colaboração do paciente, com relação a sua higiene, alimentos leves, uso correto de medicamentos prescritos, controle de doenças como diabetes, cuidado na escovação, mas em geral, o pós-operatório leva de 20 a 25 dias para ter uma boa cicatrização.

Fora essas citadas acima, algumas recomendações essenciais são importantes, tais como: evitar exposição solar, evitar falar demais nos primeiros dois dias, não manipular a área tratada até a remoção de suturas e esforços físicos.

De acordo com os cirurgiões eles recomendam alimentar-se com alimentos frios ou mornos, higienizar a região tratada com produtos específicos, ingerir corretamente os medicamentos prescritas pelo dentista responsável pelo procedimento.

Atenção: A plástica gengival é muito pouca invasiva, por isso a cirurgia não costuma causar dor e inchaço.

Quais são as possíveis complicações da cirurgia gengival?

Elas são cirurgias delicadas que envolvem pouco risco. No entanto, pode ocorrer infecção gengival, insucesso caso o paciente não faça o repouso adequado como manda o dentista, ou fume no pós-operatório. Além disso, até mesmo se o dentista não tiver habilitado para a realização do procedimento pode causar possíveis complicações. Por isso, procure um cirurgião dentista de confiança.

Ph baixo: Alguns produtos prolongam um efeito de cabelo alisado

Ph baixo: Alguns produtos prolongam um efeito de cabelo alisado

Saiba aqui como aplicar as unhas postiças e truque para ter mais durabilidade

Saiba aqui como aplicar as unhas postiças e truque para ter mais durabilidade