in

Limpeza de pele: Saiba passo a passo do procedimento e seus benefícios

Limpeza de pele: Saiba passo a passo do procedimento e seus benefícios

A limpeza de pele é um método muito feito hoje em dia. Realizado em consultórios ou clinicas de estética ele tem como principal objetivo remover cravos e impurezas contidas na pele. A limpeza de pele serve também remove os terríveis miliuns, que são aqueles pequenos cistos causados pelo acumulo de óleo na pele.

A limpeza de pele é indicada para aquelas peles que possuem cravos abertos ou fechados e miliuns. Uma limpeza bem realizada ajuda no equilíbrio das peles seca, oleosa, mista e normal. Além do rosto, é possível realizar o procedimento em várias outras partes do corpo, como as costas e o colo.

Contudo, muitas limpezas de pele seguem etapas muito bem definidas, que vão desde higienizar a pele até a aplicação do filtro solar. Em geral, a pessoa irá se deitar em uma maca, com uma proteção em seus olhos. A sessão dura aproximadamente uma hora.

Saiba quais são as etapas do procedimento:

  1. Assepsia: Nessa etapa a pele é totalmente higieniza com loções de limpeza, cuja sua ação varia de acordo com cada tipo de pele. O objetivo é que seja removido toda a maquiagem, cosméticos e impurezas decorrentes da poluição.
  2. Esfoliação: A esfoliação é feita apenas com produtos específicos para promover um afinamento da camada córnea, facilitando a extração de cravos e acnes que não estejam inflamadas.
  3. Extração: Sem dúvidas essa é a etapa mais longa do procedimento, e pode durar trinta minutos ou mais, dependendo de cada pele. Depois que foi feito a esfoliação, a pele é submetida a um vapor, que tem como propósito abrir os poros e dar emoliência para a pele, facilitando toda a drenagem. O tempo de exposição com o vapor é de cinco minutos, isso porque apesar do ozônio ser um gás seu excesso pode ser prejudicial à saúde.

Os cravos sempre são espremidos com os dedos, mas o profissional nunca irá apertar a pele diretamente, sempre utilizará gaze médica para fazer toda a extração. Isso faz com que a pele não machuque a ajuda a reduzir a dor. Os sebos são removidos com a ajuda de uma micro agulha, porque é necessário romper a casquinha para expelir a bolinha de sebo. Durante toda a limpeza, não é recomendado extrair espinhas, porque elas deixam cicatrizes na pele e geram inflamações.

Atenção: o procedimento não deve ser doloroso. A extração deve ser totalmente delicada e devagar de forma que o cliente sinta-se bastante confortável. Aqueles pacientes que são mais sensíveis a dor, pode ser utilizado anestésico tópico.

Após a extração é feito 3 etapas:

  1. Massagens: Nessa fase será realizado manobras suaves e metódicas com auxílio de substancias hidratantes e calmantes.
  2. Máscaras: Finalização da limpeza de pele. A escolha do tipo de máscara depende de cada tipo de pele.
  3. Filtro Solar: Última etapa. O protetor solar pode ser aplicado em loção ou gel para não abrir os poros, sempre com fato de proteção superior a 30 para garantir que a pele do paciente esteja protegida.
Lavar todos os dias o cabelo faz mal?

Lavar todos os dias o cabelo faz mal?

Matizador: Indicações, para que serve e como usar

Matizador: Indicações, para que serve e como usar