in

Lavar todos os dias o cabelo faz mal?

Lavar todos os dias o cabelo faz mal?
Lavar todos os dias o cabelo faz mal?
Lavar todos os dias o cabelo faz mal?

Essa é um assunto muito discutido que ronda a cabeça de muitas pessoas. Muitos consideram lavar o cabelo todos os dias uma prática prejudicial as os fios, deixando os cabelos ressecados e consequentemente causando alguns danos. Contudo, outras pessoas acreditam que lavar o cabelo todos os dias irá garantir cabelos limpos e saudáveis.

Esse tema é bastante discutido, porque não existe uma regra para todos quanto a assiduidade na lavagem. Isto porque o aconselhado dependerá de inúmeros aspectos, como o tipo de hábitos pessoas, tipo de cabelo, além dos fatores externos como: contato diário com a água salgada, prática de esportes e a frequência de higienização deles.

O que predomina é que haja um certa alternância na lavagem, ou seja, dar uma pausa de 1 a 2 dias para a lavagem. Cabelos secos sofrem mais ressecamento por conta de ser lavados diariamente devido a perda do óleo que recobre o couro cabeludo, conhecido como escalpe. Já as pessoas que tem os cabelos oleosos são mais propensos a higienizar o seu cabelo repetidas vezes por causa do acúmulo de suor, gordura, impurezas do ambiente.

Porém, é válido destacar que se houver excesso de limpeza ela costuma remover toda a camada oleosa natural que protege e mantém o equilíbrio do nosso couro cabeludo, chamado de manto hidrolipídico. Esse processo favorece ainda mais o efeito de rebote, isto, é, uma produção estimulada de mais oleosidade, que prejudica aqueles que apresentam caspa e dermatite seborreica.

Para quem gosta de lavar os cabelos todos dias a melhor indicação é aplicar sempre produtos de qualidade (shampoo e condicionador) e apropriados ao seu tipo de cabelo e sempre enxaguar bem, paras evitar que os resíduos dos produtos permaneçam nos fios. Além disso, é importante destacar o uso exagerada de produtos de pré-lavagem e pós-lavagem que tendem a deixar o cabelo mais sujo e pedem rapidamente mais limpeza.

Contudo, em alguns casos é recomendado a lavagem diária. Em determinadas condições interferem e afetam a saúde do nosso capilar. Dentre eles, estão o clima, tais como a umidade e o calor. Pessoas que também fazem exercícios físicos na academia, praticam atividade ao ar livre e se expõem ao sol estão sujeitos a acumular ainda mais poluição, resíduos e transpirar. Por isso, a higienização para esses casos deve ser habitual. Já as pessoas que fazem uso constante de leave-in sprays, fixadores, pomadas, silicones, géis, modeladores, entre outros, ficam ainda mais com os fios permeados de substancias químicas e precisam limpar sempre os fios.

Independente da escolha, um ponto bastante comum para todos os médicos tricologistas e dermatologista é a temperatura da água durante a lavagem dos cabelos para eles ficarem ainda mais sedosos. Por isso, ela deve ser morna ou fria. Outra questão importantíssima são os cuidados da secagem, que deve ser realizada de forma natural para que o couro cabelo respire. Por isso, não devemos usar dispositivos que abafem, como secador, toalhas enroladas, chapéus, bonés sobre os fios úmidos, além de não prender os cabelos molhados. Tudo isso facilita ainda mais a proliferação de bactérias e fungos e também gera a quebra e queda dos fios.

Guia do Shampoo: Conheça o mais adequado para o seu cabelo

Guia do Shampoo: Conheça o mais adequado para o seu cabelo

Limpeza de pele: Saiba passo a passo do procedimento e seus benefícios

Limpeza de pele: Saiba passo a passo do procedimento e seus benefícios