in

Guia do Shampoo: Conheça o mais adequado para o seu cabelo

Guia do Shampoo: Conheça o mais adequado para o seu cabelo

Diariamente, lavamos nossos cabelos. No entanto, lavá-lo da forma corrente é essencial para manter a saúde dos fios e do nosso couro cabeludo e, além disso, o tipo de shampoo é fator muito determinante.

Usar um shampoo que seja diferente do nosso cabelo pode causar sérios problemas. As formulas existentes no shampoo têm pHs específicos para promover um tratamento adequado. O uso de um shampoo para cabelos oleosos usado por uma pessoa com cabelos secos, por exemplo, vai dar os fios ainda mais secos, com aspecto quebradiço e difícil de pentear.

Caro leitor, para que você consiga entender melhor como escolher o shampoo certo para o seu cabelo, iremos disponibilizar as características dos produtos para cada tipo de cabelo. Acompanhe!

Cabelos oleosos

Os cabelos desse tipo são muitos comuns entre as brasileiras e pedem uma atenção a mais. Os shampoos com pH são neutros e garantem o excesso de ácidos graxos produzidos no couro cabeludo. Outro ponto para quem tem cabelos oleosos é observar se ele não retira oleosidade demais, pois ao tirarmos toda a oleosidade nosso organismo se defende produzindo um sebo em mais quantidade.

Quem possui cabelos oleosos acabam lavando muitas vezes por dia, por isso, vale investir em shampoos nutritivos que contém aminoácidos e proteínas que visam proteger os fios.

Cabelos secos

Os cabelos secos perdem mais facilmente seus nutrientes. Por isso eles precisam ser nutridos e hidratados. Dê preferência para shampoos que tenham vitamina E e óleos vegetais. Produtos com silicone parecem ajudar, mas não é uma opção viável quanto esse aminoácidos.

Cabelos Mistos

Esse tipo de cabelo possuem fios em que a oleosidade do couro cabeludo não se espalha para o comprimento dos fios. Isso é muito comum em cabelos crespos e cacheados. Nesses casos, a escolha do shampoo deve ter uma atuação especial, pois eles precisam limpar profundamente o couro cabelo sem ressecar os fios. Por isso, compre produtos mais leves no ingrediente, como óleo de maracujá.

Cabelos crespos e afro

Por mais achamos que os cabelos afro pareçam ser bem mais fortes, eles são um dos tipos mais fracos, por isso o shampoo correta ajuda os fios a requerem proteção dos fios e também facilitar o deslizamento da escova e do pente impedindo que os fios se quebrem.

Outra característica muito comum dos cabelos afro é a raiz oleosa e pontas mais secas. Isso se dá ao fato de existir mais oleosidade e dificuldade em se distribuir por toda a extensão dos fios. Por isso, compre shampoo com formulações que contenham queratina, ceramidas e outros componentes de hidratação, mas sempre em pequenas concentrações para não deixar o fio pesado.

Cabelos cacheados

Esse tipo de cabelo sofre com problemas semelhantes aos cabelos afro. Por isso, eles também são mais secos na ponta e acumulam oleosidade, já que o sebo não se distribui igualmente ao longo do fio. São indicados shampoo com aminoácidos que se depositam sobre os fios ajudando a ativar os cachos, que ajudam a reduzir o volume.

Escova Turmalina: Veja os pós e contra desse alisamento

Escova Turmalina: Veja os pós e contra desse alisamento

Lavar todos os dias o cabelo faz mal?

Lavar todos os dias o cabelo faz mal?