in

Escova Progressiva: Entenda os prós e contra

Escova Progressiva: Entenda os prós e contra

A escova progressiva é um tratamento de alisamento e redução do volume dos cabelos. Ela é chamada de Escova Progressiva porque cada vez mais que se realiza esse tratamento, o cabelo apresenta progressivamente resultados.

As escovas progressivas costumavam ter formol, mas a Anvisa determinou que os produtos tenham no máximo 0,2% de formol em sua concentração química, devido aos riscos para a saúde. Porém hoje ele foi praticamente retirado da fórmula. Acompanhe o artigo que iremos disponibilizar mais informações sobre a Escova Progressiva.

Quais são as indicações escova progressiva?

O tratamento é indicado como uma forma de alisamento, além de retirar o volume e o frizz do cabelo. Quase sempre, o tratamento da progressiva é indicado para mulheres que tem os cabelos volumosos e crespos também, mas contraindicado para mulheres com cabelo afro, pois os fios costumam a ser mais porosos e danificado pelo método.

Como é feito a escova progressiva?

No primeiro passo ao ir no salão é lavar os cabelos com um shampoo de limpeza profunda. Depois o cabelo é secado e profissional aplica o produto. Logo em seguida, o cabelo é secado novamente com o produto e o mesmo modela os fios com a chapinha, permitindo que eles fique extremamente lisos. Por fim, o cabelereiro enxagua o cabelo com um creme de tratamento para finalizar.

Atualmente, a maior parte desse tratamento é feita com carbocisteína, que é um aminoácido que abre as estruturas do cabelo, que permite que o alisamento seja feito depois de uma ação da chapinha.

Para que o cabelo fique extremamente liso, é preciso depois os fios sejam fechados novamente. Nesse momento, é onde o formol atuava, mas, apesar da quantidade recomendada pela Anvisa ela não é suficiente para que o produto cumpra seu esperado. Por isso, ele normalmente é substituído pelo tioglicolato de etalonamina e amônio, substancia semelhante ao formol, mas que causa muito menos dano ao couro capilar e aos fios.

 Alguns danos causados pelo formol são: descamação do couro cabeludo, queimadura, queda do cabelo, ardência nos olhos, dor de cabeça, enjoo, vômito, tosse, desmaio, entre outros. No entanto, alguns produtos podem ainda conter em sua formulação o formol. É muito fácil perceber quando o produto solta fumaça. Por isso, para não ser pego de surpresa basta olhar o que está escrito na embalagem.

Quem é o profissional que pode fazer a escova progressiva?

O alisamento é um procedimento complexo, que mexe com produtos químicos e requer muita atenção. No entanto, a escova progressiva tem que ser feita com um cabelereiro de confiança, e jamais deve ser feita em local que você não confia ou em casa.

Quais são os cuidados antes e após progressiva?

Antes: Não são necessários cuidados especiais antes da realização da progressiva.

Após: É indicado usar shampoo de limpeza profunda, pois eles diminuem a duração do efeito desse procedimento. Além disso, fazer hidratação pós progressiva é essencial para a saúde capilar.

Observação: Evite sempre dormir com os cabelos molhados, pois ele pode danificar a curto prazo os fios!

Dicas de Maquiagem: Como deixar o efeito da base imperceptível

Dicas de Maquiagem: Como deixar o efeito da base imperceptível

Escova Turmalina: Veja os pós e contra desse alisamento

Escova Turmalina: Veja os pós e contra desse alisamento