in

Descoloração dos Cabelos: Entenda tudo sobre aqui

Descoloração dos Cabelos: Entenda tudo sobre aqui

A descoloração é um processo que tira toda a pigmentação dos fios do cabelo. Em geral são associados dois tipos de produtos: o pó descolorante e um oxidante. O oxidante faz com que as cutículas do cabelo se abram e o descolorante retira a pigmentação do fio.  No entanto, existem também alguns produtos descolorantes derivados da amônia, que agridem menos o cabelo.

Os descolorantes possui uma medida que consiste na quantidade de água em que o pó que será diluído. Quando maior o volume, por exemplo, maior o clareamento e a abertura das escamas do cabelo. A seguir, iremos disponibilizar algumas informações necessárias sobre a descoloração. Acompanhe!

Como é realizada a descoloração dos cabelos?

Primeira etapa é preciso que um profissional leve em conta a saúde do cabelo. Fios que estão extremamente danificados precisam de tratamentos mais leves, ou com produtos sem oxidantes ou amônia que não agridam tanto o fio. Ao ser avaliado, a segunda etapa é entender o objetivo do cliente.

A descoloração dos cabelos podem ser feita parcialmente (em algumas mechas) ou nele inteiro. No caso das mechas, deve ser usado uma touca com furos ou papel alumínio, que corta a entrada de todo o oxigênio, permitindo um volume maior na descoloração. De qualquer forma, o cabelereiro mistura o pó descolorante com a água oxigenada e aplica nas mechas que deseja descolorir. Feito isso, o produto deverá ficar por alguns minutos no cabelo para fazer o efeito desejado.

Toda cor de cabelo pode ser descolorida dependendo do qual é o objetivo da cliente. Mas o cabelo escuro, por exemplo, mais camadas de pigmentação deverão ser retiradas. Cabelos que foram tingidos de preto não podem ser descoloridos para chegar ao loiro, pois sempre vai revelar nos tons uma cor alaranjada. Os cabelos loiros e castanho não exigem tanto cuidado assim, já que são mais fáceis de trabalhar. Porém, em qualquer caso, o loiro platinado é o grau de descoloração que agride mais os fios. Por isso, hidratar os cabelos é fundamental para minimizar os danos sofridos.

Será que podemos descolorir os cabelos em casa?

Não. A descoloração em casa não é recomendado pelos especialistas por ser um procedimento que requer atenção e pode danificar os fios se não for feito corretamente, além de muitas vezes não conseguir o resultado esperado.

O especialista indicado é aquele especializados em calorimetria, isto é, especialistas na coloração dos fios.

Quais são os cuidados antes da descoloração?

Os cabelos devem estar em condições de receber a química sem danos. Por isso, antes de descolorir os cabelos é necessário fazer uma análise, saber quais as químicas que foram utilizadas anteriormente, testar a elasticidade, verificar sua porosidade e a resistência dos fios. É aconselhado também fazer um tratamento um dia antes dependendo da fragilidade dos fios. 

Quais cuidados devemos ter após a descoloração?

Como o cabelo fica mais frágil após a descoloração é importante fazer cauterização e hidratação conforme a indicação do especialista, além de usar produtinhos para fios descoloridos.

Depilação a laser: Indicações, como é feita e preços

Depilação a laser: Indicações, como é feita e preços

Dicas de Maquiagem: Como deixar o efeito da base imperceptível

Dicas de Maquiagem: Como deixar o efeito da base imperceptível