in

Depilação a laser: Indicações, como é feita e preços

Depilação a laser: Indicações, como é feita e preços

Você sabia que a depilação a laser é uma técnica que remove gradualmente os pelos feito através da energia luminosa do laser? Os primeiros aparelhos surgiram na década de 1970, porém, essa tecnologia foi ineficaz, limitada e muito dolorosa.

Atualmente, existem diferentes tipos de laser que são capazes de promover a depilação. A seguir, iremos disponibilizar mais informações sobre a Depilação a laser.

O procedimento é realizado com um aparelho que emite raios a laser, que impõe sobre os pelos a serem eliminados. O principal alvo é a melanina, uma substancia que é responsável pela coloração do bulbo e da haste do pelo, causando dando térmico ao tecido adjacente. Ao ser disparado o laser, ocorre vários fótons de energia pela melanina que são absorvidos. O calor é liberado pelo bulbo e pela gaste, causando uma pequena destruição térmica das estruturas do pelo.

Fazer a depilação a laser costuma ser um pouco dolorosa, mas hoje, existem aparelhos que apresentam níveis bem menores de dor. Em alguns casos, o profissional utiliza pomadas anestésicas e jatos de ar frio para aliviar a dor.

Todo mundo pode fazer a depilação a laser, ainda mais aquelas pessoas que se incomodam com seus pelos ou com outros tipos de depilação, como a lâmina e a cera. Há algumas indicações especiais para pessoas que possuem pelos encravados tanto na virilha, que acaba manchando a região da pele, quanto do rosto, pernas ou outras regiões do corpo.

Muitos estudos e profissionais sugerem que a depilação a laser de iodo são necessário em média de 3 a 10 sessões. É indicada uma média de 5 sessões, já que quase 90% dos pelos conseguem aderir ao processo. Após essas cinco sessões, apenas é feito três sessões de manutenção a cada três meses.

Na legislação que temos no Brasil ela não define quais profissionais que podem aplicar a depilação a laser. Porém, as recomendações é que sejam feitas uma avaliação com um médico dermatologista antes de iniciar o tratamento. O dermatologista avalia criteriosamente a pele e define qual o tratamento mais adequado para ela.

Alguns cuidados são necessários no antes e depois da depilação a laser, como não estar bronzeado ou ter pego muito sol nos últimos dias. Por isso, médicos dermatologistas indica que a melhor estação para realizar o procedimento é o inverno.

Para quem não sabe, alguns resultados do procedimento são vistos nas primeiras sessões, pois em cada sessão o paciente observa uma área de falha de crescimento dos pelos. As áreas respondem ao tratamento são a axila, barba, virilha e perna. O buco, por possuir pelos mais finos, são áreas mais rápidas de atingir o resultado.

É importante destacar que alguns pelos podem voltar ao longo do tempo, pois existem celular chamadas de totipotenciais que produzem um novo pelo. Essas células não conseguem morrer no laser pois não possuem melanina. Algumas alterações hormonais podem também estimular essas células a originar novos pelos, como a gravidez, uso de medicações e início da menstruação.

Cronograma Capilar

Cronograma Capilar

Descoloração dos Cabelos: Entenda tudo sobre aqui

Descoloração dos Cabelos: Entenda tudo sobre aqui