in

Compare 5 ácidos e escolha o melhor para a sua pele

Compare 5 ácidos e escolha o melhor para a sua pele

Muitos anos atrás, os ácidos eram exclusividade de cremes e loções que eram manipuladas a pedido do médico. Porém, hoje, eles se popularizaram e fazer parte da composição de muitos cosméticos existentes por ai. O motivo principal para a ampliação do emprego dessa substancia está na eficácia para clareamento de manchas, diminuição de rugas e estrias.

O uso dos ácidos em cremes ou peelings é sempre feito com a recomendação do médico. O motivo é que por sensibilizar a pele para conseguir o efeito, os ácidos requer muita atenção em sua aplicação. Os principais são utilizar protetor solar e investir em produtos que hidratem a pele. A seguir, iremos disponibilizar 5 ácidos para o uso na pele. Por isso, descubra qual deles se encaixa as necessidades da sua derme.

  1. Ácido salicílico: Esse ácido é muito utilizado em ação queratolítica, isto é, capaz de romper as ligações da pele, levando ao seu afinamento e aliviando toda a cicatrizes. Por ter um efeito esfoliante, ele também é ótimo para o tratamento da acne, dermatite que causa descamação e vermelhidão na derme e, quando afeta o couro cabeludo, é chamado de caspa. O salicílico é encontrado em cosméticos com concentrações de 0,5% a 3% que são prescrito pelo médico e utilizado em consultórios para peelings.

O peeling com ácido salicílico gera muito ardor na aplicação, mas se feito corretamente, é seguro para qualquer tipo de pele. Recomenda-se ao usar o ácido protetor solar e evitar exposição ao sol.

  • Ácido Azelaico: É bastante utilizado para a terrível acne, principalmente por possuir propriedades antibacterianas e anti-inflamatórias. Essa substancia é despigmentaste, isto é, clareia todas as machas, o que o torna uma ótima opção para o tratamento de acne que deixam a pele totalmente manchadas. O ácido não exige muitos cuidados, porém, é sempre ótimo usar protetor solar FPS de 30 e reaplicar em duas em duas horas.
  • Ácido Retinoico: Conhecido como tretinoína é considerado padrão no tratamento de acne grau 1 e do foto envelhecimento. Nas propriedades do ácido ela afina bastante a pele e aumenta a renovação celular, que produz resultados espetaculares. Esse ácido causa muitos efeitos durante a gestação, por isso, ele é um medicamento exclusivo para receituário médico. Sua formulação pode ser preparo em formas manipuladas ou em peelings químicos de até 5%. Além disso, todo o cuidado é pouco. O uso do ácido deve ser monitorado pelo médico para evitar traumas a derme.
  • Ácido glicólico: Ele diminui o espessamento da nossa pele e é muito utilizado para retardar o envelhecimento. É uma alternativa menos irritante do que o ácido retinoico que foi destacado no item 3. Outra vantagem é aumento de absorção de outros ativos.
  • Ácido Mandélico: Esse ácido é encontrado especialmente em dermocosméticos e, também pode ser preparado em manipulações. Seu foco é na ação do tratamento do melasma, isolado ou associado a outras substancias. Como qualquer substancia irritativa, o uso do mandélico deve ser monitorado pelos médicos para não irritar a pele, por isso, use sempre protetor solar que contribui de forma efetiva para o tratamento.

Cinta Modeladora: Veja os benefícios, como usar e indicações

Cinta Modeladora: Veja os benefícios, como usar e indicações

Conheça os 5 passos para ter um cabelo maravilhoso

Conheça os 5 passos para ter um cabelo maravilhoso