in

Batom: Conheça todos os truques e tipos

Batom: Conheça todos os truques e tipos

O batom é um item que nunca sai da moda, não é mesmo? Por isso, provavelmente você deve ter pelo menos um na sua bolsa. Há aqueles que prefiram um toque mais molhado nos lábios ou até mesmo mais seco, e é por isso que o mercado de cosméticos cresce cada dia mais e oferece uma grande diversidades de cores, a fim de atender a todas as preferências.

Além de ser usados em diversão situações, tanto para ir à uma festa ou ao trabalho, alguns podem cuidar da saúde dos lábios. Confira abaixo tudo sobre esse cosmético que nos fascina.

História do batom

O batom contém pigmentos para colorir nossos lábios, proporcionando hidratação e proteção solar, dependendo do tipo escolhido. Ele pode ser achado em vários formatos, como pasta cremosa, liquido ou em bastão.

Desde muito tempo atrás, o hábito de colorir os lábios é bastante comum. As raízes vem do Egito, quando as mulheres aplicavam pigmentos da cor vermelha em seus lábios. Elas usavam uma tinta rara produzida na cidade de Tiro.

As mulheres que eram casadas na Grécia usavam uma raiz de polderos para dar um aspecto mais pigmentado e cremoso em seus lábios. Mesmo sendo uma mania, com o passar do tempo, na Espanha, as mulheres que pensavam em pintar os seus lábios eram condenadas pela sociedade, sendo consideradas prostitutas.

Tipos de Batom

Hoje em dia, existe uma vasta gama de batons para satisfazer todos os desejos. É possível encontra-los em marcas diferentes, cores e formas. Os principais tipos são:

Mate: O batom mate tem uma textura matificada, isto é, mais seca. É indicado para usar no verão, já que sua fixação é mais prolongada e borra menos.

Líquido: O batom liquido ganhou destaque por ser de fácil aplicação e entrega uma cor bastante intensa. Porém, é importante esperar secar para garantir uma melhor fixação e a cor que o produto promete.

Cremoso: Fácil de aplicação, mas no verão não é indicado porque pode borrar com mais facilidade por conta do calor. Já no inverno, o batom cremoso ajuda a proteger os lábios do frio, sem deixar a boca craquelada e ressacada.

3D: O batom 3D é ideal para lábios mais finos, pois ajuda a dar mais volume.

Envernizado: Tem efeito laqueado. Dá a impressão que passou verniz em cima do batom. Fica lindo!

Como é produzido o batom?

Os batons são compostos por uma mistura de ceras, como a candelila, abelha e carnaúba. A carnaúba, por exemplo, é uma cera de difícil extração e por esse motivo seu preço é elevado. Por isso, quanto maior for a quantidade desse tipo de cera nos batons, maior será o valor na hora da compra.

Dá pra transformar batom cremoso em mate?

Sim. Basta aplicar um pó compacto, pó translucido ou maisena em uma pincel. Não se preocupe se a boca ficar esbranquiçada, porque é só tirar o excesso com um outro pincel limpo. A técnica pode deixar o produto mais opaco e menos natural.

Base: Veja quais são os tipos ideais para a sua pele

Base: Veja quais são os tipos ideais para a sua pele

Body Lift: Entenda tudo sobre essa plástica que é indicada após a bariátrica

Body Lift: Entenda tudo sobre essa plástica que é indicada após a bariátrica